14 de dez. de 2012

Viver pelos seus valores


“A virtude só existe na ação”. Aníbal Mezher, psicólogo e escritor

Por Sara Macedo

Valores são conceitos absorvidos e desenvolvidos por uma pessoa ao longo da vida, influenciados pelo exemplo dos pais, da cultura, dos relacionamentos, etc. e que determinam suas atitudes, pensamentos e sentimentos. É o que acredita e valoriza.
Entre as variáveis que formam a identidade de uma pessoa, os valores são uma das mais importantes. Somos reconhecidos pelas nossas atitudes, ideais, postura e isso nada mais é do que um reflexo do que acreditamos.
Pessoas que conhecem os seus valores (clara e declaradamente) e vivem por eles de forma consciente e intencional, são as que fazem a diferença e impactam a vida de outras pessoas onde quer que estejam.
Viver por seus valores quer dizer que as suas atitudes são conscientes e intencionais para honrar esses valores. É deixar um legado que influencie e inspire outras pessoas, a começar pela sua família. Quer dizer ainda, que não procurará desculpas para agradar pessoas e se conformar com o acaso. É pagar o preço por assumir sua identidade e manter a integridade do que acredita.
Por outro lado, pode existir a incongruência entre o que a pessoa acha ou diz que valoriza e o que o seu comportamento comunica que valoriza. A vida automática que a maior parte das pessoas leva, principalmente em grandes cidades, faz com que idealize a ética e o caráter, e até mesmo a noção do que é certo ou errado para si; mas não existe necessariamente a prática do idealizado.
Pense nos grandes nomes da humanidade: Gandhi, Madre Tereza de Calcutá, Nelson Mandela; na Bíblia temos José do Egito, Daniel, Paulo, entre outros, e principalmente, Jesus Cristo. Todos eles honraram o que acreditavam. Sabiam como deviam agir, porque estava claro o que consideravam importante – faziam o que precisava ser feito para honrar sua ética, seu caráter e seus valores.
Honrar sua identidade e seus valores requer coragem e diligência. Sabe aquela sensação de saber o que precisa ser feito e agir da forma certa, sentir tranquilidade e paz consigo mesmo? É quando você está honrando seus valores.
Faça isso com uma frequência tal que você seja reconhecido por quem você é de verdade. Coloque seus valores a serviço da humanidade e do que realmente importa.
Deus não fez em você ‘só mais um’ ser humano. Ele criou cada pessoa com um conjunto único de características que a torna especial – deu-lhe identidade. Deu ainda ao ser humano a sensação de prazer e felicidade sempre que atua dentro da identidade dada por Ele. Quanto aos valores que você honrará, essa é uma escolha sua. Viva conscientemente. Seja a melhor versão de você mesmo.


“Pois que adianta ao homem ganhar o mundo inteiro, e perder-se ou destruir-se a si mesmo?
Lucas 9:25
Bíblia Nova Versão Internacional


Artigo escrito por Sara Macedo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, compartilhe conosco suas ideias ou deixe uma mensagem!